Apresentação  


A Geologia é a ciência que estuda os fenómenos naturais do Planeta Terra nas múltiplas interacções existentes entre os diferentes sistemas que a compõem. A Geologia procura compreender a complexa evolução da terra, agregando assim diversas áreas de especialização (Geologia de Engenharia, Hidrogeologia, Gestão dos Recursos Naturais, Geologia Ambiental, e Ordenamento do Território) que se consideram cruciais a qualquer modelo de desenvolvimento sustentável da dualidade recursos naturais/sociedade.

O Departamento de Geologia (DEI de Geologia) da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto tem uma longa tradição científica, pedagógica e humana construída desde a criação, em 1963, da Faculdade de Ciências (aprovado no Diário da República, Decreto-Lei n.º 48790, de 28 de Dezembro de 1968). Nesse período, a Faculdade de Ciências estava organizada para ministrar os cursos Preparatórios Médico-Cirúrgicos, e os cursos de Engenharia, Agronomia, Silvicultura, Veterinária e Ciências Pedagógicas. A partir de 1968, após aprovação pelo Senado da Universidade Agostinho Neto, os cursos de Geociências começaram a ser ministrados nas especialidades de Engenharia Geográfica e Geologia. O Curso de Geofísica foi somente criado 10 anos depois, isto é em 1978, ano em que foi aprovado pelo Senado da Universidade Agostinho Neto.

O DEI de Geologia possui autonomia administrativa, científica e pedagógica, tendo como objectivo fundamental fomentar o desenvolvimento da investigação e da formação qualificada, a nível de licenciatura e de pós-graduações, nas diferentes especialidades da área da Geologia.